Grafica ViceRei
A partir de 2000 os investimentos cresceram e mais uma vez mostrando seu empenho em continuar a ser a maior gráfica da baixada Santista recebe uma nova Off-Set RYOBI 4 cores com Controles totalmente...

Estrutura
Fundada em 1963 por Agostinho Gameiro Malho, pai do atual proprietário, iniciou suas atividades...

Apoio ao Cliente - FTP | Dicas | GLOSSÀRIO | Tipos de Papeis | Tabela de Formatos

Glossário

Alceamento: Também chamado colecionamento. Arranjo de folhas ou cadernos na seqüência adequada para que as páginas fiquem na ordem correta antes da costura e da encadernação.


Ângulo de Retícula: Ângulo no qual as retículas são posicionadas para proporcionar a melhor ilusão de tom contínuo, evitando o efeito moiré. A menos que todos os elementos de uma imagem eletrônica estejam no ângulo certo em relação ao eixo padrão de 90 graus, pode ocorrer a formação de moiré. Em impressão a quatro cores (CMYK), os ângulos padrões das cores são Preto 45º, Magenta 75º, Amarelo 90º e Cian 105º.


Arte: Qualquer original preparado por profissional - designer, artista, ilustrador, fotógrafo - para ser reproduzido.


Artes Gráficas: Conjunto de processos e atividades auxiliares que visa a reproduzir, em qualquer número de cópias, escritos e imagens a partir de uma matriz. Abrange criação, pré-impressão, impressão e acabamento de qualquer material gráfico.

hot-stamping: imagem gravada à quente através de película. Por não se tratar de uma tinta, não pode ser copiada nem escaneada devido ao seu brilho intenso.


Arquivo Aberto: arquivo salvo no próprio programa criado como por exemplo arquivos de Page Maker ou QuarkXpress.


Arquivo Fechado: arquivo salvo para uma impressora PostScript com todas as configurações de saída de filme, lineatura etc.


Bit Depth ou profundidade de cor: Se refere à cor ou escala de cinza de um pixel individual. Um pixel com 8 bits por cor dá uma imagem de 24bits. (8 bits X 3 cores são 24 bits.)

30/32 bit de cor são bilhões de cores.
24 bits de resolução de cor são 16.7 milhões de cores.
16 bits de cor são 32.000 cores.
8 bits de cor são 256 cores.
8 bits de cinza são 256 tons de cinza
4 bits são 64 tons de cinza
2 bits são preto e branco


Bitmap: O método de armazenar informação que traça um pixel de imagem, bit a bit. . Há muitos arquivos no formato de bitmap, .bmp, .pcx, .pict, .pict-2, tiff, .tif, .gif (89a), etc. A maioria arquivos de imagem são no formato de bitmaps. Este tipo de arquivo dá o serrilhado (jaggies), quando examinado de perto, você pode ver a linha de pixels que cria os contornos. Imagens em bitmap são usadas por todos computadores.


Boxe: Texto curto que aparece destacado, em associação com outro texto mais longo. Colocado separado do todo, geralmente fornece informação complementar ao leitor.


Bleed: ver sangria


Chapado: Na impressão, refere-se a áreas que são completamente cobertas com tinta ou áreas que imprimem 100% de uma determinada cor.

CMYK: Cyan, Magenta, Yellow, Black (ou ciano, magenta, amarelo e preto). Sistema de composição de cores subtrativas primárias usadas na impressão de policromias. Quando pontos dessas cores são combinados em diferentes densidades, obtém-se uma grande variedade de cores.


calcografia: a transferência de uma imagem através da superfície entalhada e entintada de uma matriz à um suporte.

Direct to plate ou Computer to Plate (CTP): método de impressão que dispensa fotolito. A imagem a ser reproduzida é aplicada diretamente sobre a chapa de impressão.


DPI: Resolução - Refere-se ao número de pontos por polegada (dpi, dots per inch). Quanto maior for o número de dpi, ou resolução, mais fiel ou melhor será a qualidade da impressão. O nível de resolução pode dizer a respeito ao que se vê também na tela. Um monitor com alta resolução exibe imagens de maior acuidade visual. Uma impressora laser normalmente trabalha com 300 dpi. Existem algumas que vão acima dessa resolução. Um equipamento fotocompositor geralmente trabalha com 1.270 dpi, mas pode chegar a números superiores a 3.000 dpi, prestando-se a serviços de separação de cores, por exemplo.


Embeded Fonts: Fontes que são distribuídas junto de um documento "portátil", mas que não são acessíveis para utilização fora dessa mesma visualização.

EPS (Encapsulated Postscript) um padrão de arquivo de computador criado pela Adobe para impressoras que são a definição matemática de formas, linhas, cor e espaço. Este é um dos modos mais precisos para descrever uma fonte ou imagem, mas cria tamanho de arquivo grande. O formato EPS também arquiva informação de descrição de página para arquivo. Usado em todos os computadores, nem todos os arquivos Post Script são iguais, nem compatíveis entre programas.


FilmLess
: Sistema de arquivo eletrônico usado principalmente nas tecnologias direct to plate e direct to press.


Filigrana: imagens com linhas finas e complexas, empregadas principalmente em dinheiro e documentos oficiais.


GIF: Graphics Interchange Format. 0 padrão GIF foi criado pela Compuserve, sistema on-line americano, com milhões de usuários. A necessidade da Compuserve era conseguir um formato próprio de arquivo, que facilitasse o armazenamento e a transmissão de imagens digitais via modem. Dessa forma, o GIF foi concebido para trabalhar com um método de compactação chamado LZW, de compactação interna sem perda de dados, nenhuma informação a respeito da imagem é descartada. Não existe perda de qualidade visual. Qualquer imagem GIF possui este método de compressão interna, que é "transparente" ao usuário. 0 formato GIF suporta imagens de, no máximo, 8 bits de dados por pixel. Na prática isso significa que as imagens podem ter até 256 cores - não mais do que isso. Imagens que requerem uma alta fidelidade de cores não devem ser em GIF, pois 256 cores não são suficientes para reproduzir com todas os nuances de cores . 0 GIF é um dos padrões de imagens mais utilizados na Internet.


Gramatura: é o peso do papel por metro quadrado de superfície.


Guarda: Aba exterior que se dobra para dentro de uma publicação ou livro, de forma a proteger a capa.


ImageSetter: Equipamento para a produção de fotocomposições/fotolito, de alta resolução. Ver out-put.


Imposição: Método de disposição de páginas de forma a aproveitar a folha onde o material será impresso, para que depois da dobradura e do corte do papel, as páginas estejam devidamente intercaladas e posicionadas.


Indexed Color: Cor traçando reduzido, 8 bits ou menos. Feito para reduzir imagens para o tamanho mínimo.

JPEG: Joint Photographic Experts Group. 0 JPEG é um dos formatos mais usados em arquivos digitais por sua alta taxa de compactação, isso faz que seus arquivos tenham tamanhos espantosamente pequenos. Usado em muitas máquinas fotográficas digitais por armazenar imagens em pouco espaço de memória . Ele utiliza um método de compressão "com perda de dados". Esse método descarta certas informações gravadas na imagem, fazendo diminuir drasticamente o tamanho do arquivo. Cabe ao usuário determinar a taxa de compressão a ser utilizada. Taxas de compressão muito elevadas, no entanto, causam uma considerável queda na qualidade visual da imagem. Os resultados da compressão dos arquivos podem causar " blockyness " (mosaicos), " jaggies "(serrilhado), ou pixelização em algumas imagens digitais. Mais alta a compressão maior a pixelização . Se a necessidade é trabalhar com arquivos pequenos, onde a qualidade não é o fator mais importante, JPEG é uma ótima opção. Esta é a razão pela qual o formato tem sido amplamente utilizado na Internet, onde o tamanho dos arquivos é um fator decisivo.


Justificar: Ajustar as linhas de texto num espaço determinado (que pode ser uma coluna), podendo ser à direita ou à esquerda.

litografia: a transferência de imagem através da superfície da matriz em pedra porosa e totalmente polida, só é possível com auxílio de materiais gordurosos, pois não consegue-se fazer ranhuras em superfícies rígidas.


Kerning: Ajustes no espaço entre caracteres de forma que uma letra “invade” a dimensão ocupada por outra. Letras com ajuste no Kerning produzem um espaçamento mais uniforme, diminuindo a distância excessiva encontrada entre determinados pares de letras como To, por exemplo. O ajuste de kerning pode ser utilizado também para separar letras, de acordo com o efeito que se deseja obter.


LabColor: Cores LAB L*a*b * é um modelo de cor desenvolvido pelo "Centre Internationale d´Eclairage (CIE). Estes padrões são aceitos internacionalmente para todas as medidas de colorimetria. O modelo Lab , como outros modelos de cor CIE , definem a cor matemáticamente em um dispositivo de maneira independente. Cor Lab é cor consistente, independente do dispositivo que a produza .


Livro: Publicação impressa que consiste num conjunto mínimo de 50 páginas de miolo e respectiva/s capa/s. Os elementos que compõem um livro são os seguintes: mancha, cabeça, pé, lombo, margem, cinta, sobrecapa, capa, guardas, ante-rosto, rosto, colofon, badanas e miolo.


Logotipo: Designação de uma instituição ou entidade através do seu nome, por extenso (ou seja, não em sigla). Não confundir com símbolo.

 

Lombada: Parte do livro oposta ao corte da frente, onde se cosem ou colam os cadernos com a capa.


Lombo: Margem interior de uma página, localizada entre a lombada e a mancha.


LPI: "lLines Per Inch" (Linhas por polegada) - Medida de Resolução geralmente usada na definição de linhatura dos fotolitos.

Mancha: Conjunto de texto/imagem da página, constituindo a sua parte impressa.

Marca de corte:Marcas incluídas no papel impresso para indicação das áreas de corte.


Margem: Espaço branco que envolve a mancha. Podem distinguir-se quatro margens: cabeça ou superior; pé ou inferior; de corte ou exterior; de lombo ou interior.


Margem de pinça: Zona com cerca de 1,5 cm na margem da folha de papel que será agarrada pelas pinças da máquina de impressão.


Meio-tom ("halftone"): É a redução do original de tom contínuo a milhares de diminutos pontos, que variam em tamanho, forma e número por área. Quando impressos, esses pontos dão a ilusão dos tons originais.


Miolo:Conjunto de folhas que constituem o interior de um livro ou publicação.


MegaPixel: Acima de 1 milhão de Pixels. Normalmente produzido por máquinas fotográficas digitais profissionais, e scaners. Maior o numero de pixels, mais alta a resolução da imagem

Offset: Também chamado litografia. Forma comercial da impressão litográfica. O offset é um método de impressão planográfico, sendo o único método importante de impressão no qual a área da imagem e o da não-imagem na chapa de impressão estão no mesmo plano. Elas são separadas por meios químicos, dentro do princípio de que gordura (tinta) e a água (a solução dos rolos umidificadores) não se misturam. A tinta é transferida da chapa para a blaqueta de borracha e daí para o papel. Portanto, pelo fato de a imagem não ser transferida diretamente da chapa para o papel, o sistema é classificado como de impressão indireta.


Offset plana: Impressoras que trabalham sobre papel em folhas.


Offset rotativa: Impressoras que trabalham com alimentação de papel em bobinas. Esse tipo de impressora é indicada para rodar revistas, tablóides e jornais em função da sua alta produtividade e rapidez, além da facilidade de ter cadernos em sua saída.


Pantone: Sistema de seleção de cores desenvolvido pela Pantone Inc., a partir de 8 cores primárias especiais que são combinadas em mais de 740 tons diferentes. Esse sistema é amplamente utilizado pela indústria gráfica mundial.


PDF: Acrônimo de "Portable Document Format" (Formato de Documento Portátil) tipo de arquivo usado para visualização de publicações inteiras em um único documento.


Pixel: O pixel é a parte menor de uma Imagem Digital.
Também usado na medida de tamanho de imagem e resolução, i.e., 640 x 480 é a resolução em pixel da maioria dos Monitores de VGA. (Pixels são quadrados em computadores e retangulares em vídeo)


PostScript: Linguagem codificada, utilizada na transmissão de páginas de computadores a impressoras, inventada pela Adobe. Fontes PostScript são formadas de dois tipos de arquivos, que devem sempre estar juntos: uma maleta (suitcase) contendo informação para visualização da fonte na tela (bitmap), e o arquivo que vai para a impressora.


PPI: Termo gráfico para Pixels por Polegada


PPD: "PostScript® Printer Description". Descrição de Impressora Postscript, arquivo que permite a um determinado software ou ferramente gerar arquivos para uma impressora ou dispositivo específico.


Process Color: CMYK - quadricromia propriamente dita.

Prova Contratual: Significa que é uma prova que tem efeito de documento na discussão sobre qualidade de materiais impressos. Estas provas deverão conter matizes e densidades de impressão equivalentes as de impressão em Offset.


Quadricromia: Impressão a cores por meio das três cores primárias (ciano, magenta e amarelo) e do negro. (V. CMYK)


RIP: Raster Image Processador. Um periférico ou programa que traduz as informações de layout de uma página em uma linguagem de descrição de página na forma de pontos, suportada pelo dispositivo de impressão.


RGB: Vermelho, Verde, Azul (Red,Green, Blue); o idioma de cor de computadores. Monitores e máquinas fotográficas digitais usam estas cores para criar todas as cores vistas no monitor e salvas em arquivos. O Verde dá a cor verde, mas também é usado para controle de contraste. O sistema aditivo consiste na cor RGB emitida.


Royalt-Free:Imagem, elemento ou conteúdo que pode ser utilizado e publicado sem o pagamento de "Royaltees", isto é, direitos autorais.


Sangria: Um excesso de área impressa que ultrapassa o limite da área de corte. Normalmente com 2 mm a mais para cada um dos lados do trabalho a ser impresso.


Serigrafia: na serigrafia a tinta chega ao papel permeando, isto é, atravessando a matriz por áreas permeáveis. Das áreas impermeáveis surge o branco.


Tipo: Caracter tipográfico.


TIFF: (Tagged Interchange File Format) "Tag"- etiqueta. 0 TIFF é o formato de arquivo digital usado pela maioria dos programas de editoração e tratamento de imagem, inclusive fotografia. Trabalha com imagens "raster", bitmap mais a informação de cabeçalho, o "header" . Ele suporta imagens true color (16,7 milhões de cores), e possui um esquema de compactação que pode ou não ser ativado, dependendo da escolha do usuário. A compactação do TIFF é a LZW- compactação interna sem perda de dados, nenhuma informação de imagem é descartada, não existe perda de dados( guarda alguma semelhança som o formato ZIP de compactação). A única diferença é que a compactação torna os processos de abertura e processamento da imagem mais lentos. Profissionais que necessitam de um formato de arquivo para imagens de alta fidelidade encontram no TIFF uma ótima opcão.


Tira-Retira: Termos usado em artes gráficas para designar o processo de cópia frente e verso numa única chapa. Assim é possível imprimir frente e verso numa única passagem. Depois vira-se o papel e, utilizando a mesma chapa, casa-se a frente + verso e verso + frente.

 

Tiragem: Número de exemplares de uma edição impressos de uma só vez.

Vetor (ou curvas): Um formato de imagem eletrônico ou legível pelo computador, que incorpora uma formula matemática de representação de arte em traço, linhas e áreas. O formato de vetor, usado durante o processo de ampliação ou redução, mantém a qualidade das imagens e facilita modificações . Este formato também é usado freqüentemente durante o processo de edição.

xilografia e linografia: a transferência de uma imagem através da superfície em relevo e entintada de uma matriz, em madeira ou borracha, a um suporte, que pode ser papel ou outro material conveniente.


Gráfica Vice Rei 2009 - Rua Dr Antônio Ferreira Gandra, 176 - São Vicente - SP - Tel: (13) 3468-4222 | 3468-5534 | 3468-4776

Gráfica Vice Rei | Estrutura | História | Pré-Impressão | Impressão | Acabamento | Atendimento On-line | Comercial
FTP | Dicas | Glossário | Tipos de Papeis | Tabela de Formatos
Resolução 1024x768 | Todos os Direitos Reservados - by e-studio PR - vargaspartners.com