Dicas
Fechamento de Arquivo
Procure sempre ajustar o tamanho do papel ao trabalho em tela, pois o fotolito irá respeitar esses formatos para calcular a saída necessária; sendo maior que o necessário teremos desperdício de material, e erro nas marcas de corte e sangria.
- Tenha sempre em mente que a saída do fotolito será em CMYK, por isso qualquer elemento em RGB ou outro padrão de cor, poderá nos levar a ter divergências com relação as cores existente no monitor, e ocasionalmente a presença de uma quinta cor ou mais.
- Todos os elementos gráficos colocados no trabalho (bitmaps, fotos, vetores , etc...) devem também estar em CMYK.
- Fotos e logotipos são elementos que devem preferencialmente estar no padrão “ .TIF “ e em 300 dpi’s para saídas de 178 linhas, caso contrário podem desaparecer do trabalho, sairem invertidos, com cores diferentes, em preto e branco, etc..., por isso é bom não arriscar.
- O material deve vir acompanhado de suas respectivas fontes, ou em curva quando enviado aberto.
- Elimine todos os elementos que não pertencem à página, como linhas de apoio e imagens não utilizadas colocadas fora da área efetiva da página. Estes elementos podem causar erros na hora de processar os arquivos.
- Todo elemento de arte não sangrado deverá respeitar uma distância mínima de 5 mm nas laterais, pé e cabeça da página. Se esta regra não for obedecida os textos e imagens além dessas margens de segurança poderão ser cortados no processo de acabamento da publicação.
- Se os elementos de arte ou imagens forem sangradas será necessário prever uma margem de segurança de no mínimo 3 mm além da linha de corte.
- Tais preocupações se devem ao fato de estarmos trabalhando diretamente com saida em PostScript de nivel 3 o que aumenta consideravelmente a qualidade final do trabalho, porém exige maior cuidado na preparação e na saída final do trabalho.
Preparação de arquivos digitais para impressão:
- Os formatos TIFF, TIFF-IT ou EPS devem ser utilizados preferencialmente para imagens. Evite a utilização de formatos como PICT, JPEG, GIF, etc, que utilizam compactação de imagem com perda de qualidade.
- O efeito de bandas em degradé suave pode ser minimizado com a introdução de ligeiras perturbações na imagem, utlizando o filtro "Noise" em programas como o Photoshop.
- Evite a compactação de arquivos ( não use a compressão LZW nas imagens no Photoshop). Os processos de compactação e descompactação podem danificar ou alterar o conteúdo dos arquivos.
- Degradés e blends são operações extremamente complexas. Caso o seu arquivos utilize muitos degradés ou blends, uma dica para facilitar é criar o efeito no programa de ilustração vetorial e exporta-los no formato Tiff , abrir no Photoshop para analizar e salvar novamente em Tiff, aplicando como uma imagem bitmap.
- Evite a utilizar recursos do CorelDraw como Lens, Contour e PowerClip. Na maioria dos casos, é possível criar estes efeitos utilizando programas como Photoshop ou Live Picture. Da mesma forma, evite modificar a escala ou o ângulo de imagens diretamente em programas de paginação, quando for inevitavel o uso destes recursos ao final deverá seu convertido em bitmap.
- A conversão de grandes blocos de texto para curvas pode resultar em arquivos muito grandes e prolongar o tempo de processamento/armazenagem. Procure incluir a fonte utilizada.
- Evite especificar cores Pantone ou RGB em trabalhos a 4 cores, procurando convertê-las para cores de processo (CMYK), cores pantones somente quando a usarmos como cores especiais.
- Grandes áreas em preto podem ser acrescidas com 20% a 40% de cian, para que tenhamos uma superficie de cor mais intensa e um resultado mais uniforme.
Ao scannear/adquirir uma imagem calcule a quantidade de Dpi's necessários baseando-se na seguinte fórmula: Dpi's = 2 X LPI's X FA, onde LPI's = Lineatura ( para jornais 133 ou 150, para impressão em offset plana de 150 a 200), FA = Fator de ampliação da imagem.